-
Arquitetos: Mateo Nunes Da Rosa, Mola Kunst
- Área: 600 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Ignacio Correa, The propio
-
Fabricantes: Astori
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma transformação de uma grande casa de pátio num conjunto de sete apartamentos. A casa original do início do século já havia sido reformada anteriormente e tinha a particularidade de ter um piso térreo de serviço muito grande e um nível superior de habitação muito alto, suficiente para fazer sete unidades no local.
A maior operação foi abrir um grande pátio, dividindo dois grandes volumes e conectando-os através de uma ponte, reutilizando os corredores e as escadas originais da casa. Sobre a mesma, uma nova escada de aço pregado é sobreposta até atingir o nível do telhado, atravessando o buraco original na claraboia.
Todos os apartamentos têm dupla orientação leste-oeste, com terraços, pátios e varandas, conforme apropriado. No térreo, três unidades são formadas num nível e, no andar superior, quatro duplex.
A identidade geral do complexo decorre da coexistência da estrutura original e da nova ferraria que forma os mezaninos, escadas, corrimões, barras e fachada ventilada.
A fachada parte de um sistema incremental, de modo a resolver a privacidade no térreo, diretamente relacionada à rua, em direção ao setor mais alto e íntimo. O recurso usado é um padrão de Chevron que alterna diferentes texturas que recompõem um grande plano de percepção variável. Tanto na tonalidade quanto nas sombras e na transparência, os painéis GRC e as ferragens geram um efeito diferente, dependendo da luz solar e da posição em que são observados.
.